domingo, agosto 26, 2007

..::Naum::..

Naum, livro contrastes, descreve o poderoso imperialismo de uma nação despótica e pagã, e declara o triunfo certo e final da justiça e soberania de Deus
A causa imediata da profecia foi a premente questão da justiça de Deus e sua fidelidade às promessas. Assíria, grande potência militar e econômica, havia dominado os destinos das nações limítrofes, inclusive Judá. Ao impor pesados tributos e exigir onerosa escravidão, aquela potência havia transformado Judá em um estado quase vassalo. A fim de proteger-se, Judá estabelecera alianças com outras nações, esquecendo-se da promessa de Deus de que ele protegeria a nação bem como seu povo.
Portanto, era fraca a vida nacional de Judá. Sua vida espiritual enfraquecia-se cada vez mais e sua segurança territorial corria constante perigo por causa das inscursões de hordas procedentes de Nínive. Surgiu, pois, a pergunta: "Esqueceu-se Deus de Judá? Por que prospera esta nação perversa da Assíria enquanto nós sofremos? São vazias as promessas de Deus?" E enquanto Judá não recebia resposta a tais perguntas, a desesperação se apoderava do povo.
De repente, ouviu-se a voz retumbante de Naum, que dizia: "Nínive cairá. Deus preservará seu povo." Esta profecia parecia inacreditável para os de limitada compreensão espiritual. O propósito da profecia era duplo: predizer a destruição de Nínive por causa de seu pecado; e aliviar a aflição e desesperança de Judá, assegurando-lhe que a promessa de Deus é fiel. A profecia tem um único assunto: Nínive cairá, Judá será vindicada.
Em seu estilo literário, o livro é a um tempo poético e profético, harmonizado a vivida linguagem metafórica com o estilo rude e direto da declaração profética. O primeiro capítulo é antes de tudo um salmo, ao passo que os capítulos 2 e 3 são proféticos.
Naum começa sua mensagem mediante uma declaração intrépida relativa à natureza e que toma vingança, o Senhor toma vingança e é cheio de furor: o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos" (1:2). Este tema satura o livro. Considerando que a Assíria pecou ao desprezar a Deus, será totalmente destruída. Judá foi desleal por não confiar implicitamente em Deus, estabelecendo aliança com outras nações. A queda e destruição de Nínive deve ser uma advertência para ela.
A mensagem de Naum é aplicável a todas as eras. Os que com arrogância resistem a Deus e não confiam na sua provisão e cuidado, sentirão inevitavelmente sua ira; os que nele depositam sua fé, esses serão preservados em virtude do amor divino.
Autor:
Naum, 1:1.
Pouco sabemos de Naum, excetuando-se o que se nos diz neste breve livro. Seu nome não é mencionado em nenhuma outra parte das Escrituras Sagradas, com a possível exceção da linha genealógica citada em Lucas. Tudo o que dele sabemos é que viveu em Judá, provavelmente em Elcos, localidade que não se pode indicar com certeza, e que foi contemporâneo de Jeremias. A palavra Naum significa consolo.
De acordo com os melhores cálculos, o livro foi escrito por volta do ano de 620 a.C.

E o que vemos em Naum continua a acontecer nos dias de hoje por muitas vezes vemos pessoas fazendo essa mesma pergunta que fora feita a mais de 2600 anos atráz.
("Esqueceu-se Deus de Judá?)
E hoje vemos
(“Esqueceu-se Deus de Nós?)”

Ainda hoje pecamos nos mesmo fatores que pecamos no passado.
Em não confiar em nosso Deus criador de todas as coisas.
Deus sempre se manteve fiel e sempre nos dá a vitória, mas no tempo dele e não no nosso tempo, com nossa ansiedade com nossa vontade,
Devemos esperar com a mesma fé e com o mesmo entusiasmo pois as promessas de nosso Deus se cumprirão ainda hoje em nossa vida.

E chegada a hora de falarmos como Naum falou ("Nínive cairá. Deus preservará seu povo.") então vamos dizer...
Meus Problemas cairão! Deus me preservará! Pois essa é a verdade, é o que vemos acontecer. Basta esperamos em Deus e ele Proverá abundantemente. Não faça como Judá fez, se esquecendo das promessas de Deus e se deixando escravizar pelo mundo.

Se afaste dos feiticeiros
Se afaste dos escravos do reino de Baal
Se afaste da idolatria, das imagens, dos falsos santos, dos lenços ungidos, nas garrafinhas de azeite! Tudo isso é Idolatria! Pois apenas em Deus temos o Poder.
Se afaste das falsas promessas aferidas por falsos pastores e pregadores.
Deus é soberano, está acima de todas essa coisas e está esperando que você se volte para ele e se entregue em sua totalidade.
Não esqueça de que Jesus ensinou.

João 14:6
(NINGUEM vai ao PAI senão por MIM)

E não esqueça que Jesus também nos alertou.
Mateus 24:5
(Muitos virão em meu Nome)

Baruk Raba Beshen Adonai

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou cada vez mais impressionado com a qualidade dos teus estudos sobre a palavra do senhor Hugo!

Muito bons mesmo!
Parabéns!

1:09 PM  

Postar um comentário

<< Home